Floresta de Livros

Floresta de Livros
Seria um sonho:uma floresta de livros.

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

O Cemitério de Praga

                                                              
O novo livro do genial Umberto Eco.Um livro inigmático,sombrio em muitos pontos e magistralmente bem escrito,aliás,Eco dá uma aula de como se deve escrever e prender o leitor em uma leitura dinâmica,gostosa e sombria.Há cada página,uma nova revelação,uma surpresa,um espanto.A luz e as trevas caminham lado a lado,numa disputa titânica pelo supremo poder.Leiam e confiram.

Durante o século XIX, entre Turim, Palermo e Paris, encontramos uma satanista histérica, um abade que morre duas vezes, alguns cadáveres num esgoto parisiense, um garibaldino que se chamava Ippolito Nievo, desaparecido no mar nas proximidades do Stromboli, o falso bordereau de Dreyfus para a embaixada alemã, o aumento gradual daquela falsificação conhecida como Os Protocolos dos Sábios Anciãos de Sião, que inspirará a Hitler os campos de extermínio, jesuítas que tramam contra os maçons, maçons, carbonários e mazzinianos que estrangulam os padres com as suas próprias tripas, um Garibaldi artrítico com as pernas tortas, os planos dos serviços secretos piemonteses, franceses, prussianos e russos, os massacres numa Paris da Comuna em que se comem os ratos, golpes de punhal, horrendas e fétidas reuniões por parte de criminosos que entre os vapores do absinto planeiam explosões e revoltas de rua, barbas falsas, falsos notários, testamentos enganosos, irmandades diabólicas e missas negras.

Óptimo material para um romance-folhetim de estilo oitocentista, para mais, ilustrado com os feuilletons daquela época. Há aqui do que contentar o pior dos leitores. Salvo um pormenor. Excepto o protagonista, todos os outros personagens deste romance existiram realmente e fizeram aquilo que fizeram. E até o protagonista faz coisas que foram verdadeiramente feitas, salvo que faz muitas que provavelmente tiveram autores diferentes. Mas quem sabe, quando alguém se movimenta entre serviços secretos, agentes duplos, oficiais traidores e eclesiásticos pecadores, tudo pode acontecer. Até que o único personagem inventado desta história seja o mais verdadeiro de todos, e se assemelhe muitíssimo aos outros que estão ainda entre nós.

Ficha detalhada: "O Cemitério de Praga" de Umberto Eco


AutorUmberto Eco
EditoraGradiva
Data de LançamentoMarço 2011
ISBN9789896164089
Dimensões15 x 23 cm
Nº Páginas572
Encadernação Capa mole

Nenhum comentário:

Postar um comentário